Blog de Aureus

Gosta de algum post?  Envie-o a um amigo por e-mail. Isso ajudará a manter o blog.
Gosta do blog? Subscreva-o, e não perderá os novos posts:  Add to Google
Sugestões, comentários, criticas, elogios, qualquer coisa que deseje... Mande-me um e-mail, eu respondo! 

15 de janeiro de 2009

A China em crescimento


A china passou a ser a terceira potência económica mundial, à frente da Alemanha. Dizem que em mais 3 ou 4 anos poderá ultrapassar também o Japão. Isto é bom para nós (ocidente)? e para os chineses? e para o mundo? 

Eu acho que para os chineses sim, para nós não, para o mundo vamos ver.

Motivos: Uma boa parte do crescimento da China baseia-se na fabricação de todo tipo de aparelhos, instrumentos, brinquedos, etc, para venda no ocidente. O nosso nível de vida depende bastante da fabricação barata na China. Se eles deixam de fabricar tão barato (porque cresceram e aumentou o seu nível de vida), ou utilizam uma maior parte da sua produção no mercado interno (porque como cresceram, há mais chineses com mais dinheiro disponível), todos estes artigos devem encarecer rapidamente.

Ao mesmo tempo, se encarecem, o ocidente poderá comprar menos (se houver alternativa, o que é duvidoso) e isso poderia travar o crescimento chinês... a não ser que de facto o seu mercado interno tenha já crescido o suficiente. Se for este o caso, ainda poderão inverter-se as posições tradicionais dos mercados ocidental e chinês.

Suponho que não virá a acontecer esta situação, porque de alguma maneira o mundo ocidental deverá trava-la, já seja como habitualmente o faz (potenciar algum grupo extremista, algum golpe de estado, fazer pressão económica, subornar dirigentes ou alguma outra das brincadeiras clássicas dos ocidentais para com os outros), ou de alguma outra maneira mais inteligente, por uma vez. Mas, se não conseguir, ainda vamos a ter problemas. E, nesse caso, não será em 40 anos. É capaz de ser em 10, tal vez...

Sem comentários:

Não encontrou o que pretendia?